Entre Linhas

Image Map

sábado, 14 de novembro de 2015

Preconceito Literário

Todo mundo sabe o que é o preconceito né? Eu espero que sim! Mas em caso de dúvidas, aí vai:

Preconceito - 
substantivo masculino
  1. qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.
  2. sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
  "p. contra um grupo religioso, nacional ou racial"

Dúvidas esclarecidas, o preconceito está em todo lugar! E isso já está chato demais! Seria BEM mais simples respeitar a todos e largar o preconceito pra trás. Mas infelizmente não é assim..

Se formos começar a discutir todas as formas de preconceito aqui, esse texto irá ficar ENORME, e geraria MUITA discussão. Então, como esses dias vi muitas pessoas julgando o gosto literário dos amiguinhos, vim falar a minha opinião sobre isso: "Gosto cada um tem o seu!"
Já poderia terminar o texto aqui, mas vamos conversar mais um pouquinho.

Alguns exemplos de preconceitos literários hoje em dia são em relação a livro escritos por YouTubers, livros nacionais, clássicos, "modinha" (odeio esse termo), e afins. Resumindo, não importa o que você leia, sempre terá alguém pra te julgar. Sendo assim, minha dica é: Leia o que você quiser, e se não quiser ler, ninguém pode te obrigar.

Quem disse que um YouTuber não tem história pra contar, ou que só quem lê clássico é leitor de verdade, ou até mesmo que ler somente livros famosos faz de alguém um "leitor poser"?!
É lógico que sempre é legal experimentar outros gêneros, porém as pessoas não devem ler para serem cultos, ou saber tudo de literatura; é pra ser um momento de liberdade e diversão. Logo, respeite a liberdade de expressão!

Muitas vezes as pessoas julgam um livro (e a pessoa que gosta dele) sem nunca ter o abrido pra ler, isso se chama pré-conceito. E convenhamos que ter uma opinião formada sobre algo que você nunca experimentou, não é um argumento 100% aceitável. Óbvio que não estou te obrigando a ler o que você não quer só pra ter uma opinião sobre aquilo, ou dizendo que sua opinião não esteja correta.
Entretanto, a questão é, que "O diferente é só questão de opinião!", ou seja, o que é ruim pra você poder ser bom para o outro.

Não adianta dizer, que atualmente uma pequena porcentagem da população gosta de ler, se a pessoa critica o que o outro está lendo. Se vemos alguém ler uma matéria em uma revista de fofoca, por exemplo, já é algo a se comemorar, afinal ela está lendo, não é mesmo?!
Para alguém se tornar um leitor assíduo, ele deve começar lendo o que gosta e o que der vontade. Então se o outro decide ler algo, em vez de criticar, devemos recomendar livros ou artigos naquele gênero para ele, assim a pessoa se interessará mais pela leitura.

Outra coisa bem importante, é em relação a qualidade da escrita de um livro: Talvez ela não seja tão boa assim, e te incomode; mas se tem uma mensagem para passar e há pessoas que gostam, pra que julga-las?

Há quem leia em busca de conhecimento, e há quem leia em busca de emoção, assim como há aqueles que leiam por qualquer outro motivo. O importante é que estão lendo! E isso está atiçando a criatividade das pessoas, então meus amigos queridos, vamos respeitar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou desse post, se já leu esse livro, ou se quer dar ideias para posts futuros, deixe seu comentário, porque é muito importante para nós.
Sua opinião é sempre bem vinda, mas o desrespeito não!

P.S.: Use a tag SPOILER caso seja necessário.