Entre Linhas

Image Map

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Reconstruindo Amelia



Há muito tempo eu tenho vontade ler esse livro. A sinopse me interessou bastante, e além disso a capa é linda. Sendo assim aproveitei para ler durante a Maratona Literária de Inverno, e ele não deixou a desejar.
Os capítulos revesam entre a história de Amelia, que pelo que todos disseram, pulou do telhado da escola após receber uma suspensão de três dias; e sua mãe Kate Baron, uma advogada, que após receber uma mensagem dizendo que Amelia não pulou, vai atrás de descobrir toda a verdade.
Durante o livro há alguns fragmentos de postagens no Facebook ou de mensagens, além de algumas vezes conter um texto do GrAcIoSaMENTE, o "jornal da escola". A história vai e volta no tempo (um revesamento, entre Amelia narrando antes do acontecido, e Kate após a morte da filha), mas mesmo sem dar muita atenção as datas, dá para entender normalmente.
Certos momentos da leitura me surpreenderam bastante, pois, mesmo tendo uma vozinha na minha cabeça dizendo que aquilo poderia acontecer, eu não esperava; e em alguns outros dava vontade de entrar no livro, sacudir a personagem, e dizer "Não faça isso!".


Como diz na sinopse, para Kate, Amelia era uma garota inteligente e que sempre contava tudo à mãe, por isso não via motivos para que sua filha tirasse a própria vida.

<<< A sinopse está aqui do lado, caso queiram ler.

Porém, Kate irá descobrir que não sabia tudo sobre sua filha, e talvez haja coisas que nunca saberá. Afinal, o que se passava na cabeça de Amelia? Ela pulou ou não?

A história passa uma mensagem legal, ela destaca que nem sempre saberemos o que o outro pensa, e com uma linguagem mais leve, trata de diversos assuntos diferentes, como a relação entre os jovens estudantes e a pressão que há nesse meio, pais que passam muito tempo trabalhando, e retrata que até aquele aluno mais "centrado" pode ser afetado. Kimberly (a autora) consegue explorar esses assuntos ao mostrar tanto a mente de uma adolescente, como a de uma mãe que também guarda segredos.
Prestando atenção durante a leitura, facilmente entendemos o que a autora quer nos dizer, por isso não citei muita coisa aqui, assim evito contar algum spoiler.

Acredito que não tenha muito mais o que falar, afinal há mistério envolvido na história, e eu não quero ser a responsável por estragar a leitura de alguém hehe. Resumindo, eu adorei o livro, pois mostra algo real, coisas que acontecem por aí, de uma forma que entendemos mas que ao mesmo tempo nos faz pensar!

  • O livro contém 352 páginas.


Sobre a autora: Kimberly McCreight frequentou a universidade Vassar e graduou-se com honras na Universidade de Direito da Pensilvânia. Depois de vários anos como advogada em uma grande firma em Nova York, ela deixou a prática para escrever em tempo integral. Seu trabalho aparece em vários sites de reviews e jornais. Ela vive em Slope, no Brooklyn com seu marido e duas filhas.

(ISBN: 9788589412857)


Classificação:



2 comentários:

  1. Parece interessante. Mais um que vai pra minha listinha.
    Segue meu blog http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/
    Logo mais seguirei o seu, só é meu computador voltar ao normal, kkk
    Bjão!

    ResponderExcluir

Se você gostou desse post, se já leu esse livro, ou se quer dar ideias para posts futuros, deixe seu comentário, porque é muito importante para nós.
Sua opinião é sempre bem vinda, mas o desrespeito não!

P.S.: Use a tag SPOILER caso seja necessário.