Entre Linhas

Image Map

sábado, 4 de julho de 2015

ELE ESTÁ DE VOLTA



OLÁ VIAJANTES!
Hoje vim falar de uma leitura recente, que digamos ser um pouco diferente. Mas por quê diferente? Bem, simplesmente pelas sensações de desconforto e humor que ela traz, ao mesmo tempo. Além disso, o livro se passa "na cabeça de Hitler".


A primeira observação que eu gostaria de fazer é que sim, o título, na capa, é como se fosse o famoso bigode de Hitler. E sim, eu só percebi isso dois dias depois de estar com o livro! :/

A história é a seguinte: Hitler acorda num terreno baldio, em Berlim, 66 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, mas é óbvio que, mesmo afirmando ser quem realmente é, todos acham que ele seja um comediante que segue um método chamado Stanislavski, onde ele estaria fingindo ser outra pessoa.
Apesar do seu objetivo ser retornar ao poder, as pessoas começam a achar certa graça no que Hitler diz, e assim ele acaba indo parar na TV, e no YouTube claro. E a história gira praticamente toda em volta dos seus pensamentos sobre tudo o que estava acontecendo, e sobre ele se adaptar à sua "nova vida".


Como diz na própria sinopse (e eu usei isso para descrever o livro) há doses de humor e desconforto durante a leitura, pois certos pensamentos do Hitler chegam a incomodar bastante, mas ao mesmo tempo, pelo fato dele estar em uma época onde tudo é novo para ele, há momentos de humor (como quando ele acha estranho as pessoas recolherem as fezes dos cães, e se perguntar se aquilo estaria esterilizado, poisé).
E há também alguns outros momentos, como quando ele descobre a internet!


Os pensamentos de Hitler no livro, várias vezes, serão complicados de entender, caso você não leia com atenção. E caso você goste muito de diálogos poderá achar o livro cansativo, afinal há várias páginas sem diálogo algum.
Não é por isso que o livro deixa de ser interessante, muito pelo contrário.
O autor soube descrever muito bem todos os pensamentos do personagem, eu mesmo cheguei a parar de ler para pensar o que se passava na cabeça de Hitler.
Em relação ao fim da história, eu esperava um pouco mais, mas acabei entendendo o porquê de acabar assim. E caso queira saber como Hitler ressurgiu no mundo, do nada, não espere encontrar respostas concretas para isso, no entanto é algo interessante no qual se pensar.


Provavelmente eu lerei o livro novamente no futuro, para entender mais e prestar mais atenção nos detalhes, afinal em alguns momentos eu tive que ficar uns dias sem ler por causa da escola e tudo mais. E também porque sempre é legal ler algo em momentos diferentes da sua vida, pois serão experiências diferentes.



Sobre a estética: Ele contém orelhas, e não poderia deixar de falar da diagramação do livro, que é maravilhosa, além das páginas amareladas.
O livro contém 300 páginas, e é dividido em 36 capítulos (que são representados em números romanos).
A segunda observação que eu gostaria de fazer, é que quando vi as cores usadas (branco, preto e vermelho), lembrei do YouTube, que assim como o Starbucks e outras marcas, é citado no livro.




(ISBN: 978-85-8057-529-3)


Resumindo, apesar dos pensamentos longos de Hitler, eu gostei do livro e de como a história foi construída, mesmo o final não me agradando tanto assim.





Classificação: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou desse post, se já leu esse livro, ou se quer dar ideias para posts futuros, deixe seu comentário, porque é muito importante para nós.
Sua opinião é sempre bem vinda, mas o desrespeito não!

P.S.: Use a tag SPOILER caso seja necessário.