Entre Linhas

Image Map

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Trilogia Divergente


(Sobre o final da trilogia):
"Preciso conhecer essa autora.
Ela me feriu, mas não sinto raiva. E não à sinto, pela beleza que ela conseguiu colocar na história, pelo modo como tratou o assunto, e por eu não conseguir explicar a tristeza, misturada com amor e saudade, e com a vontade que tenho de acompanhar a vida de cada personagem; sem nenhuma raiva, só emoção...
Essa história, arrisco dizer, foi a primeira à realmente marcar a minha vida! "




Minha Opinião:

O que dizer dessa trilogia que tanto amo?
Minha opinião pode acabar sendo totalmente diferente da sua, mas minhas palavras são 100% sinceras.

Não consigo imaginar a autora criando essa história. Nem mesmo acreditar que são simplesmente três livros que posso reler quando quiser.
É tudo tão fascinante, que parece real; me senti como se realmente estivesse ali vendo tudo, cada conflito, cada choro, cada sorriso, cada tragédia.
Não sei definir ou explicar como me senti ao ter "participado" dessa história. Pois além dessa maravilhosa oportunidade de acompanhar a jornada de cada um dos personagens, quando terminei a leitura senti como se não pudesse mais revê-los, como se dissesse adeus, e eles se tornassem apenas lembranças na minha mente confusa.
Ao ler Convergente, parece que participei de uma despedida, e que ler os livros novamente não será como se revivesse toda a história, mas como parar para relembrar tudo o que aconteceu; serão apenas lembranças de pessoas com quem não poderei conviver novamente.
E o quarto livro (Quatro) será apenas como uma caixa, onde guardo cartas que recebi do Tobias ao longo do tempo, me dizendo algo mais; me dando uma chance, mesmo que à longa distância, de sentir mais um pouco.

Esta não é bem uma resenha, apesar de estar relatado (no fim do post) as características e sinopses de cada livro. Este é um texto, uma "carta", dizendo que sentirei saudades!

-Marinara.



Quando terminei a leitura, não consegui mais falar da história como se fosse um livro qualquer, não consiguiria apresentar fatos, ou lhes dar um resumo ou uma "sinopse". Essa resenha será quase que puramente minha opinião sobre a história, e não do livro em si. Porém antes digo uma coisa:
Seja Corajoso!





"Resenha":

"O livro conta a história de Tris, uma garota que vive em um mundo dividido em facções, e que faz escolhas que mudam o rumo de sua vida."

Abordar o assunto da história, quando terminei a leitura, parecia ser uma forma muito fria de descrever tanta emoção.
Peço desculpas se essa não for uma resenha "formal" ou "normal" (não encontrei descrição melhor) sobre o livro. No entanto, já tem muitas delas por aí.
Então se de algum modo, meu "depoimento" fez crescer em você uma vontade de também participar deste mundo, venha(!), leia e tire suas próprias conclusões.
Mas não se preocupem, eu vou sim fazer uma resenha mais concreta:

IMPORTANTE: Se você ainda irá começar a ler a série, veja somente a resenha do primeiro livro (Divergente), para não pegar Spoilers; e caso vá começar a ler o segundo livro (Insurgente), não leia a sinopse do terceiro (Convergente), pelo mesmo motivo. Se você não se importa com Spoilers, fique à vontade.


Divergente: Páginas: 500
                                  ISBN: 978-85-7980-131-0
                                  Onde comprei: Feira de Livros
                              
Divergente é o primeiro livro da trilogia distópica criada por Veronica Roth (que conta também com um quarto livro, que se chama Quatro, ele reúne quatro histórias contadas pela perspectiva do personagem Tobias, e mais três cenas exclusivas). A história se passa em Chicago, anos após uma guerra, e a cidade é dividida em 5 facções (Abnegação, Erudição, Franqueza, Amizade e Audácia), das quais as pessoas podem escolher permanecer nela, ou não, ao completarem 16 anos. É narrada por Tris, uma garota da abnegação, que ao realizar o teste de aptidão descobre que é uma Divergente, ou seja, seu resultado é inconclusivo, ela pode pertencer a mais de uma facção; porém não deve contar a ninguém, ou morrerá.
Ao fazer sua escolha ela enfrentará grandes desafios: ter de adaptar à sua nova facção, esconder seu segredo, aprender em quem deve confiar, sobreviver, e principalmente aprender o que é ser corajoso.


Insurgente: Páginas: 509
                         ISBN: 978-85-7980-155-6
                         Onde comprei: Saraiva.com.br
                              
Em Insurgente, segundo livro da trilogia, Tris, Tobias, Marcus e Caleb vão para a amizade tentar se refugiar por um tempo, porém isso não dura muito. Os personagens deverão voltar para a cidade, que está divida entre os aliados da Erudição e os refugiados na Franqueza, e acabarão se envolvendo com os sem-facções e com vários segredos.
Jeanine irá mais a fundo na caça aos divergentes, alegando que eles são um perigo para o sistema de facções.
Tobias se envolverá em situações familiares que não esperava.
Tris deverá decidir qual seu real objetivo, em quem deve realmente confiar, e se vale a pena ir atrás da verdade, ao mesmo tempo que tem de se recuperar de todas as perdas que teve.





Convergente: Páginas: 524
                             ISBN: 978-85-7980-186-0
                             Onde comprei: Saraiva.com.br
                              
Convergente, terceiro livro da trilogia, é narrado por Tris e Tobias, que ao atravessarem a cerca encontrarão pessoas e lugares diferentes, e conhecerão finalmente toda a verdade.
Mas ainda há muitas incertezas e desconfianças, um mundo novo os espera, no entanto tudo o que pensavam ser real, pode não ser.



(Abro aqui um parênteses para dizer que, este foi o melhor livro que já li na minha vida..)







P.S.: Assim que ler o livro "Quatro" farei resenha aqui no Blog.


Classificação: 




2 comentários:

Se você gostou desse post, se já leu esse livro, ou se quer dar ideias para posts futuros, deixe seu comentário, porque é muito importante para nós.
Sua opinião é sempre bem vinda, mas o desrespeito não!

P.S.: Use a tag SPOILER caso seja necessário.